terça-feira, 2 de novembro de 2010

Interesses do Lazer...

Todos nos possuimos interesses pessoais que suprem algumas de nossas necessidades de diversão, descanso e lazer. Cada um com suas particularidades, crenças e manias, mas todos tentando suprir esses interesses.


Um grande autor do lazer, DUMAZEDIER(1980), define esses interesses como:

INTERESSES FÍSICOS: O desejo de exercitar-se fisicamente, de colocar-se em forma, é o denominador comum destas atividades.
O interesse estético, ou contemplação da natureza e das pessoas nas caminhadas ou ainda o interesse associativo.





INTERESSES PRÁTICOS OU MANUAIS: Entendem-se como atividades ligadas ao prazer de manipular, explorar e transformar a natureza.
Representa-se desde lavar o carro no fim de semana até o crochê, tricô, ou ainda no consertar e desmontar para conserto de novas engenhocas e eletrodomésticos.






INTERESSES ARTÍSTICOS: O lazer manual é uma fonte de expressão artística, mas não para todos. O artístico ressalta a busca pelo imaginário, do sonho, do encantamento, do belo, do fazer-de-conta. Compreende-se habitualmente na prática e na assistência de todas as formas de cultura.





INTERESSES INTELECTUAIS: Tudo na vida é fonte de conhecimento, de informação, de aprendizagem. A arte informa por encantamento e a ciência (principal fonte de satisfação dos interesses intelectuais do lazer) por desencantamento. Muitos preferem crescer no conhecimento através da leitura elaborada, livro, filmes, etc...



INTERESSES SOCIAIS: Em todas as atividades pode existir um forte conteúdo de sociabilidade, expresso no contato com as pessoas, porém fala-se das atividades desenvolvidas para exprimir o interesse cultural centrado no contato com as pessoas.



INTERESSES TURÍSTICOS: Tem como base a busca pela mudança de paisagem, ritmo e estilo de vida. Certamente o turismo é a atividade que mais desperta ansiedade nos indivíduos, o fascínio de conhecer novos lugares, novas formas de vida, sobretudo no curto espaço de tempo alterar a rotina cotidiana.




Sendo assim, é atraves desses interesses, que o profissional do lazer trabalha, tentando reunir as mais diferentes vertentes, para conseguir realizar um bom trabalho

Fontes:

DUMAZEDIER, Joffre – Valores e conteúdos culturais do Lazer. São Paulo: SESC. 1980.
CAVALLARI, Vinicius Ricardo, ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com recreação. São Paulo. Ícone. 2008.

http://www.efdeportes.com/efd49/lazer.htm

http://www.efdeportes.com/efd69/ufsm.htm

http://www.lazer.eefd.ufrj.br/sesc/docs/manual_sesc_quadras_esportivas.pdf

5 comentários:

  1. Voce foi bemmmm criativooooo!!! Ameiiii as fotos!!!
    Mais ainda, nos dois na foto de interesses turisticos!
    Me identifiquei com cada um dos interesses e fiquei pensando em como quero que esses interesses se desenvolvam e sejam aprimorados cada dia mais... Mas pensei tb "O que nos motiva? Pq temos que suprir essas necessidades?
    É algo tao subjetivo e pessoal que as vezes nem nos mesmos sabemos a resposta... Aliás, precisa de resposta? Nem tudo precisa ter funcionalidade...

    ResponderExcluir
  2. Meu querido, uma pequena correção... os interesses FÍSICOS, MANUAIS, ARTÍSTICOS, INTELECTUAIS e SOCIAIS, quem os define é Joffre Dumazedier, e o interesse TURÍSTICO é seu orientando Camargo. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela correção. Toda ajuda é sempre válida! abraços

    ResponderExcluir
  4. mt obrigada vai ajudar muito no meu artigo de sociologia do lazer!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir