sábado, 16 de outubro de 2010

Pico do Itacolomi...

È sim... outro grande atrativo de Ouro Preto. Muitas vezes, encoberto por uma densa névoa, o Pico do Itacolomi impõe um ar místico ao cenário histórico de Ouro Preto e Mariana.

Antigamente, o pico era considerado ponto de referência para os antigos viajantes da trafegavam pela Estrada Real que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”. A palavra Itacolomi vem da língua tupi e significa “pedra menina”. Os índios viam o pico como sendo um “filhote” da montanha, pelo fato do pico esta em cima de outra pedra gigantesca. Parecido com aqueles filhotes que andam grudados na “cacunda” da mãe sabe!!




Pra que gosta de natureza, vale a pena conhecer o Parque do Itacolomi que alem do magnífico passeio entre trilhas e expedições guiadas pelos monitores do parque, ele oferece aos visitantes, sanitários, auditório e restaurante e lanchonete, no chamado Manso.




“No Parque, a Fazenda São José do Manso é um exemplar da arquitetura colonial deixado pelos bandeirantes em Minas. A Fazenda é tombada pelo IEPHA. Restaurada, a antiga sede da fazenda, a Casa do Bandeirista, é o Centro de Visitantes do Parque foi construída entre 1706 e 1708 e é uma das três amostras da arquitetura paulista em Minas Gerais, considerada por especialistas o primeiro prédio público do Estado, pois servia para cobrança de impostos e vigilância das minas. Foi tombada em 1998”.


A Fazenda do Manso foi um pólo produtor de chá na primeira metade do século 20. O Museu do Chá abriga o maquinário alemão usado no beneficiamento do chá colhido nas lavouras da fazenda.

Outra atração é a Capela de São José que possui uma Via-Sacra diferente, feita por artistas plásticas ouropretanas que utilizaram materiais colhidos na natureza para sua confecção. Também merecem destaque a Fazenda do Cibrão e as ruínas da Casa de Pedra. A Chácara dos Cintra é outra atração com suas ruínas e um grande portal em pedra sabão.

Uma coisa a ser observada, é o fato de nenhum dos monitores serem formados em Educação Física, sendo que esse é um campo excelente de atuação pra um profissional de lazer. È de fundamental importância tratar a recreação ambiental como uma prática educativa comprometida com o direito de coexistência entre seres humanos e demais formas de vida.

Na atual conjuntura, o profissional de lazer, pode atuar em vários espaços (tais como acampamentos; colônias de férias; hotéis - fazenda; de convenção -; ruas de lazer; academias; shoppings; escolas; empresas; dentre vários outros) abrem-se como possibilidades para atuação do profissional capaz de lidar com as atividades na natureza.


Alem disso, dentro dessas áreas, pode-se trabalhar com diferentes tipos de interesses, de acordo com marcellino (1996), como: artísticos, intelectuais, esportivos, manuais, turísticos e sociais.


Acredito que aquela área possa ser muita mais explorada, tem diversas atividades que podem ser realizadas para contribuir mais com a intervenção do profissional do lazer.



È importante salientar que a recreação pode apresentar circunstancia nas quais o aspecto educativo não esteja tão explicito, mas são formas lúdicas que o recreador possui para facilitar o entendimento e muitas vezes proporcionar prazer nas atividades.


Entao fica a dica. Precisamos de muitos profissionais capacitados na área do lazer. Temos campo pra atuação, mas precisamos saber como agir e intervir.

FONTES:

http://www.ief.mg.gov.br/component/content/193?task=view

http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-estaduais/parque-estadual-de-itacolomi/default.htm

http://www.turismoouropreto.com/galeria-de-imagens.html?func=viewcategory&catid=4

Eventos... St. Patrick's Day

Bem....

Como havia falado, terei que aumentar consideravelmente minhas publicações por aqui...rsrsrs

Nesta ultima quarta e quinta feira, na aula de lazer, realizamos um grande debate a respeito de propostas e planejamentos relacionados ao lazer, e fiquei responsável em falar sobre eventos..

Como tarefa, tivemos que elaborar um projeto de lazer seguindo algumas dicas de É interessante analisar essa proposalguns estudos de Antonio Carlos Bramante, "Qualidade no gerenciamento".

ta de Bramante, pois ela trás uma proposta de planejamentos e gerenciamentos de projetos. Sendo assim, em seu texto, ele coloca atividades que devem ser feitas, para que seu projeto de lazer, possa sair da melhor forma possivel.

O bom planejamento, contribui para reduzir a chance de erros, ou alguma surpresa inesperada que possa vir acontecer. Acho que pra tudo ... um bom planejamento pode ajudar muito tambem em seu intercâmbio.

Nesse planejamento, é interessante realizar um diagnóstico antecedente baseado no local em que você quer aplicar esse projeto, o público alvo que você quer atender, as fontes que você tem de financiamento, os recursos materiais e humanos... etc.

Sendo assim, não poderia deixar de falar de um grande evento que acontece anualmente em Dublin, St. Patrick's Day. ;D

São Patrício, foi "o cara"... diz a lenda, que ele expulsou serpente por serpente de toda a Irlanda. O cara foi ex-escravo, sarcedote e diplomata... lhe deram a grande missão de difundir a doutrina cristã na grande ilha. Ah... e conseguiu viu, conseguiu mudar a crença do povo da época com muita malandragem.




Essa história de tirar serpente por serpente, é apenas simbólica, pois a serpente era um símbolo muito cultuado pela região... e tirando essas criaturas, seria uma forma de terminar com essas práticas pagãs.

Magnoius Sucatus Patricius era um cidadão romano, nascido na Bretanha Romana, filho de Calpurnius, um diácono(ajudantes dos líderes de uma igreja particular local) e neto de um padre. Foi capturado com 16 anos por bandidos irlandeses e levado para ilha para ser vendido como escravo. Durante 6 anos, ele foi escravo, e quando estava em uma navio que transportava cães de caça irlandeses, o navio foi atacado por nórdicos, e Patrick ficou aos cuidados de uma instituição Monástica da região.
Depois de um tempo, escreveu um livro chamado "Confessio", no qual disse que sua vocação era "um mandado Divino e fundado no aprendizado humano e assim a sua preparação para um retorno a Irlanda era na verdade, uma preparação espiritual engendrada por Deus". Dai ja se nota como o cara era especial ! Poxa, só de pensar em alguém se dedicando assim pelo seu país ja da um baita orgulho!


A história conta que ele converteu os chefes e governantes (Druidas e Druidezas, que eram pessoas encarregadas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta), abolindo seus rituais pagãos, e trazendo eles pro seu lado...

Pelo que sei, os irlandeses sempre tiveram uma ''quedinha'' por esse conceito de trindade, que era usado na doutrina dos Druidas... mas só que o ''malandro'' Patricio chegou, e deu uma leve adaptada, mudando o conceito de trindade que era antes (corpo, alma e mente) para um conceito relacionado a Santíssima Trindade (pai, filho e espírito santo).

Hoje o dia de São Patricio ou Saint Patrick's Day, é uma festa anual que celebra um dos grandes padroeiros da Irlanda. Ah, pra você que acha que ela somente acontece na Irlanda,ta muito enganado. Essa festa cresceu tanto, mas tanto, que hoje acontece em vários países (EUA, Canadá, Austrália e Rússia).





Essa festa é cercado por muita diversão e bebedeira. Os irlândes em dia normal ja bebem pouco !!! Imagina então, no dia em que eles comemoram com toda força e alegria o símbolo mais precioso do país.



Viva a cervaaa!!Viva a terra da Guiness!!!!!!





Através da dança, da música, da culinária e de toda a cultura dos irish, eles seguem celebrando esse grande dia.

Outro grande fator que é o marketing...Hoje ja se encontra varios produtos relacionado ao grande Patrício!!!



Blusas, bonés, ténis, chaveiros, bolsas, e muito mais... mas vem cá!!! Quem não quer levar uma lembrancinha desse grande dia pra casa hein?!?!


É isso ai gente.... esse é um grande evento que temos na grande ilha que to doido pra conhecer ja... não vejo a hora!!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Europa, Irlanda, Educação Física e Lazer


Bom gente...
tem muito tempo que nao passo por aqui!
mas agora, minha participação terá que ser mais efetiva... de qualquer jeito!


Dois motivos...
1- Comprei a passagem... meu voo ta marcado pro dia 16dez, sendo assim, a ansiedade aumenta, os documentos chegam, e as duvidas tambem.... Assunto é o que nao vai faltar.
2- Como faço, Educação Fisica, na UFOP(Universidade Federal de Ouro Preto), a professora de "Lazer e Educação Física", deu uma tarefa pra gente... elaborar um portifolio digital como pré-requisito da disciplina.
Pra quem nao sabe, portifolio é como se fosse, uma coleçao de todo o trabalho em andamento na organizaçao relacionado com o alcance dos objetivos, sendo assim, terei q colocar tudo da disciplina, sobre artigos relacionados a matéria, visitas técnicas, temas abordados em sala de aula, etc.

Vou tentar relacionar a disciplina com minha viagem...Falando um pouco de toda a europa e um pouco de Ouro Preto tambem. Contanto a história, cultura, lugares... não sei se vou conseguir... na verdade, acho até que nao, mas enfim, vou tentar!

Bem, na Ementa da disciplina diz:
Os estudos do Lazer e a Educação Física: diálogos, possibilidades de intervenções e propostas. Análise e estudo de diferentes concepções de lazer e suas implicações conteporâneas.
Objetivos: Compreender o lazer como um fenômeno cultural. Conhecer e problematizar conceitos e concepções do lazer na sociedade moderna. Discutir a formação e o mercado profissional. Contribuir para a formação cultural do futuro profissional em lazer.

Conteúdo:
- Compreensões históricas do lazer
- Lazer: conceitos, concepçoes e valores
- Lazer e Educação: diálogos
- Interesses culturais do lazer
- Formação, atuação e mercado de trabalho
- Animação Cultural
- Espaçoes e equipamentos de lazer
- Projetos de lazer: intervenção e propostas

Então, acho que vai ser isso.
Em breve, começo a postar intao!