domingo, 5 de dezembro de 2010

Inhotim

INHOTIM

Hoje irei falar de Inhotim . Alguém conhece?


Muitas vezes só damos valor ao que esta fora, e esquecemos primeiro de olhar em volta, percebermos as nossas riquezas.

Quem já foi não me deixa mentir. Sabe que é um lugar magnífico, com um visual deslumbrante, que estabelece uma relação bem particular entre arte contemporânea e Natureza, contemplando um lindo Jardim botânico, considerado um dos maiores acervos de espécies vegetais do Brasil.

Nesta visita, fomos orientados por monitores que o parque oferece, através de visitas orientadas. E assim começamos nossa visita ao parque.


A principio, a monitora nos contou um pouquinho da historia do parque e nos perguntou por que Inhotim era considerado um Jardim Botânico e o jardim da nossa casa não? Rsrsr estranho né.


Enfim, a resposta é o fato de Inhotim ter um gigantesco numero de espécies, ter um grande trabalho cientifico envolvido em cada espécie, o trabalho que é realizado com publico, etc.


Outra coisa interessante foi a origem do nome Inhotim. Antigamente o Parque de hoje, era uma área de mineração, e normalmente uma área assim, leva o nome do responsável. E o responsável por ela era um inglês que chamava Timot. Sendo assim, essa região ficou conhecida como a área do “Senhor Timot”....... “SenhoTimoti” ....... ”Simotim” ................ Inhotim!


Eita... Que beleza!!! Típico de mineiro mesmo, economizando e comendo as palavras. O nome foi se adaptando a fala e pronto,INHOTIM.

Depois que acabou essa mineração, o bairro rural que se instalou , foi conhecido como INHOTIM, e daí que veio a origem no nome.

Neste bairro, tinha uma fazenda muito grande, que foi adquirida pela família Paz, e essa família, foi comprando mais terras em volta, aumentando a propriedade. Um dos integrantes da família, Rodrigo Paz, em meados dos anos 80, foi o idealizador de Inhotim. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.


Algumas outras obras:



A Bola Branca- Olafur Eliasson








Narcissus Garden, Yayoi Kusama Cosmococa, de Helio Oiticica e Neveille d'Almeida

Depois disso, andamos um pouco, e os monitores nos levaram uma arvore que é considerada um ponto de referencia no parque. Quando vamos chegando perto, nos sentimos literalmente abraçados por ela de tão imponente e majestosa.

Não sei muito sobre espécie de plantas, mas tive que da uma procurada pra saber mais a respeito sobre ela. Pra quem não conhece, essa menina ai do lado é da espécie Tamboril, uma arvore de origem brasileira, sem cheiro, de cerne marrom-claro a cinza-rosado, típica das matas da região do Pará, Amazonas e Mato Grosso.

É serio... Alguém acredita que ela tem só 90anos? Serio mesmo... Não tem base.

Mas o que acontece é que alem do crescimento rápido da espécie, podendo chegar a mais de quatro metros em dois anos, especificamente, em Inhotim ela é a única dessa espécie, não tendo nenhuma outra arvore de seu porte competindo com ela, diferentemente se estivesse na mata atlântica. E assim, ela acaba pegando toda luz, água e umidade só pra ela.

Bem, outro lugar que me chamou muita atenção, foi um espaço onde ficam 3 fuscas, Jarbas..., o interessante, é o fato de o espaço ao redor, estabelecer uma conversa com a obra, interagindo também com o clima, pois a intenção da obra é deixar se levar pelo tempo.







A obra foi uma performance, ele foi convidado pra expor em Curitiba, mas ele mora no Rio de Janeiro, então, ele convidou mais 2 amigos pra ir com ele no fusca até Curitiba.



No inicio da viagem, os carros ainda estavam inteiros, mas a cada cidade que eles paravam, eles trocavam uma peça do carro um com o outro, trocando informações com os moradores das cidades em que eles passavam e por isso foi dado o nome da obra de TROCA TROCA.



Apesar das peças serem trocadas, da pra entender que aquilo ali é um fusca!


E essa é a intenção do autor, criar um paradoxo quanto a isso. Tanto que em cada carro, tem uma frase com a ordem das palavras trocadas.

É complicado tentar resumir Inhotim em pequenas linhas. Como dizia Clarice Lispector, "Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca."

E é nesse pensamento Lispectoriano que acredito ser preciso para entender Inhotim, sendo uma questão de sentir... ou toca, ou não toca!!


Fontes:

http://www.portaldebrumadinho.com.br/caci.asp


http://www.viaggio-mondo.com/2008/09/belezas-de-minas-gerais-inhotim.html

http://inhotim.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"Sentidos Urbanos" em Ouro Preto

Cidade misteriosa, cercada de historia e magia alem da magnífica arquitetura, Ouro Preto foi a primeira cidade a ser considerada pela Unesco no ano de 1980 como Patrimônio da Humanidade.


Palco da Inconfidência Mineira e da corrida do ouro, a cidade, que antes era chamada de Vila Rica, guarda muitas riquezas que não se restringem apenas às dezenas de igrejas cobertas de ouro e pedras preciosas.




Histórias de homens como Xavier de Brito ou Antônio Francisco Lisboa, eternizado como Aleijadinho e de romances proibidos entre Tomás Antônio Gonzaga e sua eterna Marília.




Percebendo detalhes como as textura das paredes, o cheiro dos becos e córregos, o som das ruas, arquitetura das casas, igrejas e monumentos que fizemos um passeio pela cidade, através dos “Sentidos Urbanos.”

Alguem já passou por essa experiência? Vocês conhecem alguma outra cidade que tenha algo parecido?


Achei essa idéia genial... muitas vezes pela correria do dia a dia, pela maratona que temos que fazer pra conseguir sobreviver na semana, não percebemos as maravilhas que podem nos rodear. Digo maravilha, não me referindo a gigantesca obras da engenharia humana, mas sim, me referindo a uma fruição estética e sensibilização para o universo das artes, o (re)conhecimento e apreciação da cultura local. Isso tudo com o intuito de olhar com outros olhos o mesmo local.

Nesse mesmo sentido é que acredito que muitos intercambistas voltam pra casa, com olhares totalmente diferentes. Às vezes pelo fato de viver sozinho, de ter literalmente virar dono do seu próprio caminho, ou sei lá, o fato de apenas perceber o valor que as coisas que “julgávamos” ser pequenas, muitas vezes são MAIORES do que imaginávamos.


Neste roteiro que fizemos, começamos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário que foi construída e freqüentada pelos escravos em 1765.


A igreja do Rosário chama a atenção pelas linhas curvas, incomuns no barroco mineiro.

Quando demos inicio ao roteiro, cada integrante do grupo falou com uma palavra o que ouro preto lhe transmitia. E o que eu disse??? Hein??


Misteriosaa.... Acredito que essa é a melhor palavra pra resumir essa cidade, cercada de “causos” do povo. Depois dessas definições pessoais, fechamos os olhos, e tentamos escutar e sentir a cidade.


Pensa bem.... igreja totalmente construída por escravos. Nos fundos, o espaço que hoje tem, era usado para comerciantes, na venda dos coitadinhos. Imagina quanto choro, quanto medo, quanta confusão não deve ter acontecido. Parece até mentira o que vou falar. Mas de verdade, ouro preto tem um ar pesado, meio triste, mas esperançoso. Só quem já foi pode falar, ainda mais analisando a cidade em mínimos detalhes.



Depois da igreja, passeamos por muitas ruelas, sabendo um pouco da história de da arquitetura do local.

Você sabia que antigamente, o numero de janelas nas casas, era sinal de riqueza?


Rege a lenda que muitos senhores, mandavam construir janelas, mesmo que não tivessem utilidade, só para ostentarem riqueza.



Mas enfim, depois de tantas histórias, terminamos o roteiro na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Ela foi erguida durante o Ciclo do Ouro em torno de uma capela. Dizem por ai, que esta igreja foi a mais rica e populosa de Vila Rica, tendo em sua arquitetura uma concepção de linhas retas que não pode ser remetida ao barroco, sendo sua contrução disposta em cruz latina.

Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pilar


Recomendo a todo mundo fazer esse roteiro, mesmo que nao seja em ouro preto. Pode ser em qualquer lugar. É só aumentarmos um pouco a percepçao e começarmos a explorar nossos caminhos cotidianos, atravez de uma maior consciencia temporal e espacial.


Não importa onde estivermos, seja na Irlanda ou no Brasil, no polo sul ou no polo norte, para percebemos o grande valor escondido em qualquer coisa que possamos ver. Só basta aguçarmos os olvidos, deixarmos o tato afinado, e o olfato no alerta...Dando novos sentidos as situações que nos rodeiam....


SÓ BASTA MUDAR A FORMA DE OLHAR...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Interesses do Lazer...

Todos nos possuimos interesses pessoais que suprem algumas de nossas necessidades de diversão, descanso e lazer. Cada um com suas particularidades, crenças e manias, mas todos tentando suprir esses interesses.


Um grande autor do lazer, DUMAZEDIER(1980), define esses interesses como:

INTERESSES FÍSICOS: O desejo de exercitar-se fisicamente, de colocar-se em forma, é o denominador comum destas atividades.
O interesse estético, ou contemplação da natureza e das pessoas nas caminhadas ou ainda o interesse associativo.





INTERESSES PRÁTICOS OU MANUAIS: Entendem-se como atividades ligadas ao prazer de manipular, explorar e transformar a natureza.
Representa-se desde lavar o carro no fim de semana até o crochê, tricô, ou ainda no consertar e desmontar para conserto de novas engenhocas e eletrodomésticos.






INTERESSES ARTÍSTICOS: O lazer manual é uma fonte de expressão artística, mas não para todos. O artístico ressalta a busca pelo imaginário, do sonho, do encantamento, do belo, do fazer-de-conta. Compreende-se habitualmente na prática e na assistência de todas as formas de cultura.





INTERESSES INTELECTUAIS: Tudo na vida é fonte de conhecimento, de informação, de aprendizagem. A arte informa por encantamento e a ciência (principal fonte de satisfação dos interesses intelectuais do lazer) por desencantamento. Muitos preferem crescer no conhecimento através da leitura elaborada, livro, filmes, etc...



INTERESSES SOCIAIS: Em todas as atividades pode existir um forte conteúdo de sociabilidade, expresso no contato com as pessoas, porém fala-se das atividades desenvolvidas para exprimir o interesse cultural centrado no contato com as pessoas.



INTERESSES TURÍSTICOS: Tem como base a busca pela mudança de paisagem, ritmo e estilo de vida. Certamente o turismo é a atividade que mais desperta ansiedade nos indivíduos, o fascínio de conhecer novos lugares, novas formas de vida, sobretudo no curto espaço de tempo alterar a rotina cotidiana.




Sendo assim, é atraves desses interesses, que o profissional do lazer trabalha, tentando reunir as mais diferentes vertentes, para conseguir realizar um bom trabalho

Fontes:

DUMAZEDIER, Joffre – Valores e conteúdos culturais do Lazer. São Paulo: SESC. 1980.
CAVALLARI, Vinicius Ricardo, ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com recreação. São Paulo. Ícone. 2008.

http://www.efdeportes.com/efd49/lazer.htm

http://www.efdeportes.com/efd69/ufsm.htm

http://www.lazer.eefd.ufrj.br/sesc/docs/manual_sesc_quadras_esportivas.pdf

sábado, 16 de outubro de 2010

Pico do Itacolomi...

È sim... outro grande atrativo de Ouro Preto. Muitas vezes, encoberto por uma densa névoa, o Pico do Itacolomi impõe um ar místico ao cenário histórico de Ouro Preto e Mariana.

Antigamente, o pico era considerado ponto de referência para os antigos viajantes da trafegavam pela Estrada Real que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”. A palavra Itacolomi vem da língua tupi e significa “pedra menina”. Os índios viam o pico como sendo um “filhote” da montanha, pelo fato do pico esta em cima de outra pedra gigantesca. Parecido com aqueles filhotes que andam grudados na “cacunda” da mãe sabe!!




Pra que gosta de natureza, vale a pena conhecer o Parque do Itacolomi que alem do magnífico passeio entre trilhas e expedições guiadas pelos monitores do parque, ele oferece aos visitantes, sanitários, auditório e restaurante e lanchonete, no chamado Manso.




“No Parque, a Fazenda São José do Manso é um exemplar da arquitetura colonial deixado pelos bandeirantes em Minas. A Fazenda é tombada pelo IEPHA. Restaurada, a antiga sede da fazenda, a Casa do Bandeirista, é o Centro de Visitantes do Parque foi construída entre 1706 e 1708 e é uma das três amostras da arquitetura paulista em Minas Gerais, considerada por especialistas o primeiro prédio público do Estado, pois servia para cobrança de impostos e vigilância das minas. Foi tombada em 1998”.


A Fazenda do Manso foi um pólo produtor de chá na primeira metade do século 20. O Museu do Chá abriga o maquinário alemão usado no beneficiamento do chá colhido nas lavouras da fazenda.

Outra atração é a Capela de São José que possui uma Via-Sacra diferente, feita por artistas plásticas ouropretanas que utilizaram materiais colhidos na natureza para sua confecção. Também merecem destaque a Fazenda do Cibrão e as ruínas da Casa de Pedra. A Chácara dos Cintra é outra atração com suas ruínas e um grande portal em pedra sabão.

Uma coisa a ser observada, é o fato de nenhum dos monitores serem formados em Educação Física, sendo que esse é um campo excelente de atuação pra um profissional de lazer. È de fundamental importância tratar a recreação ambiental como uma prática educativa comprometida com o direito de coexistência entre seres humanos e demais formas de vida.

Na atual conjuntura, o profissional de lazer, pode atuar em vários espaços (tais como acampamentos; colônias de férias; hotéis - fazenda; de convenção -; ruas de lazer; academias; shoppings; escolas; empresas; dentre vários outros) abrem-se como possibilidades para atuação do profissional capaz de lidar com as atividades na natureza.


Alem disso, dentro dessas áreas, pode-se trabalhar com diferentes tipos de interesses, de acordo com marcellino (1996), como: artísticos, intelectuais, esportivos, manuais, turísticos e sociais.


Acredito que aquela área possa ser muita mais explorada, tem diversas atividades que podem ser realizadas para contribuir mais com a intervenção do profissional do lazer.



È importante salientar que a recreação pode apresentar circunstancia nas quais o aspecto educativo não esteja tão explicito, mas são formas lúdicas que o recreador possui para facilitar o entendimento e muitas vezes proporcionar prazer nas atividades.


Entao fica a dica. Precisamos de muitos profissionais capacitados na área do lazer. Temos campo pra atuação, mas precisamos saber como agir e intervir.

FONTES:

http://www.ief.mg.gov.br/component/content/193?task=view

http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-estaduais/parque-estadual-de-itacolomi/default.htm

http://www.turismoouropreto.com/galeria-de-imagens.html?func=viewcategory&catid=4

Eventos... St. Patrick's Day

Bem....

Como havia falado, terei que aumentar consideravelmente minhas publicações por aqui...rsrsrs

Nesta ultima quarta e quinta feira, na aula de lazer, realizamos um grande debate a respeito de propostas e planejamentos relacionados ao lazer, e fiquei responsável em falar sobre eventos..

Como tarefa, tivemos que elaborar um projeto de lazer seguindo algumas dicas de É interessante analisar essa proposalguns estudos de Antonio Carlos Bramante, "Qualidade no gerenciamento".

ta de Bramante, pois ela trás uma proposta de planejamentos e gerenciamentos de projetos. Sendo assim, em seu texto, ele coloca atividades que devem ser feitas, para que seu projeto de lazer, possa sair da melhor forma possivel.

O bom planejamento, contribui para reduzir a chance de erros, ou alguma surpresa inesperada que possa vir acontecer. Acho que pra tudo ... um bom planejamento pode ajudar muito tambem em seu intercâmbio.

Nesse planejamento, é interessante realizar um diagnóstico antecedente baseado no local em que você quer aplicar esse projeto, o público alvo que você quer atender, as fontes que você tem de financiamento, os recursos materiais e humanos... etc.

Sendo assim, não poderia deixar de falar de um grande evento que acontece anualmente em Dublin, St. Patrick's Day. ;D

São Patrício, foi "o cara"... diz a lenda, que ele expulsou serpente por serpente de toda a Irlanda. O cara foi ex-escravo, sarcedote e diplomata... lhe deram a grande missão de difundir a doutrina cristã na grande ilha. Ah... e conseguiu viu, conseguiu mudar a crença do povo da época com muita malandragem.




Essa história de tirar serpente por serpente, é apenas simbólica, pois a serpente era um símbolo muito cultuado pela região... e tirando essas criaturas, seria uma forma de terminar com essas práticas pagãs.

Magnoius Sucatus Patricius era um cidadão romano, nascido na Bretanha Romana, filho de Calpurnius, um diácono(ajudantes dos líderes de uma igreja particular local) e neto de um padre. Foi capturado com 16 anos por bandidos irlandeses e levado para ilha para ser vendido como escravo. Durante 6 anos, ele foi escravo, e quando estava em uma navio que transportava cães de caça irlandeses, o navio foi atacado por nórdicos, e Patrick ficou aos cuidados de uma instituição Monástica da região.
Depois de um tempo, escreveu um livro chamado "Confessio", no qual disse que sua vocação era "um mandado Divino e fundado no aprendizado humano e assim a sua preparação para um retorno a Irlanda era na verdade, uma preparação espiritual engendrada por Deus". Dai ja se nota como o cara era especial ! Poxa, só de pensar em alguém se dedicando assim pelo seu país ja da um baita orgulho!


A história conta que ele converteu os chefes e governantes (Druidas e Druidezas, que eram pessoas encarregadas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta), abolindo seus rituais pagãos, e trazendo eles pro seu lado...

Pelo que sei, os irlandeses sempre tiveram uma ''quedinha'' por esse conceito de trindade, que era usado na doutrina dos Druidas... mas só que o ''malandro'' Patricio chegou, e deu uma leve adaptada, mudando o conceito de trindade que era antes (corpo, alma e mente) para um conceito relacionado a Santíssima Trindade (pai, filho e espírito santo).

Hoje o dia de São Patricio ou Saint Patrick's Day, é uma festa anual que celebra um dos grandes padroeiros da Irlanda. Ah, pra você que acha que ela somente acontece na Irlanda,ta muito enganado. Essa festa cresceu tanto, mas tanto, que hoje acontece em vários países (EUA, Canadá, Austrália e Rússia).





Essa festa é cercado por muita diversão e bebedeira. Os irlândes em dia normal ja bebem pouco !!! Imagina então, no dia em que eles comemoram com toda força e alegria o símbolo mais precioso do país.



Viva a cervaaa!!Viva a terra da Guiness!!!!!!





Através da dança, da música, da culinária e de toda a cultura dos irish, eles seguem celebrando esse grande dia.

Outro grande fator que é o marketing...Hoje ja se encontra varios produtos relacionado ao grande Patrício!!!



Blusas, bonés, ténis, chaveiros, bolsas, e muito mais... mas vem cá!!! Quem não quer levar uma lembrancinha desse grande dia pra casa hein?!?!


É isso ai gente.... esse é um grande evento que temos na grande ilha que to doido pra conhecer ja... não vejo a hora!!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Europa, Irlanda, Educação Física e Lazer


Bom gente...
tem muito tempo que nao passo por aqui!
mas agora, minha participação terá que ser mais efetiva... de qualquer jeito!


Dois motivos...
1- Comprei a passagem... meu voo ta marcado pro dia 16dez, sendo assim, a ansiedade aumenta, os documentos chegam, e as duvidas tambem.... Assunto é o que nao vai faltar.
2- Como faço, Educação Fisica, na UFOP(Universidade Federal de Ouro Preto), a professora de "Lazer e Educação Física", deu uma tarefa pra gente... elaborar um portifolio digital como pré-requisito da disciplina.
Pra quem nao sabe, portifolio é como se fosse, uma coleçao de todo o trabalho em andamento na organizaçao relacionado com o alcance dos objetivos, sendo assim, terei q colocar tudo da disciplina, sobre artigos relacionados a matéria, visitas técnicas, temas abordados em sala de aula, etc.

Vou tentar relacionar a disciplina com minha viagem...Falando um pouco de toda a europa e um pouco de Ouro Preto tambem. Contanto a história, cultura, lugares... não sei se vou conseguir... na verdade, acho até que nao, mas enfim, vou tentar!

Bem, na Ementa da disciplina diz:
Os estudos do Lazer e a Educação Física: diálogos, possibilidades de intervenções e propostas. Análise e estudo de diferentes concepções de lazer e suas implicações conteporâneas.
Objetivos: Compreender o lazer como um fenômeno cultural. Conhecer e problematizar conceitos e concepções do lazer na sociedade moderna. Discutir a formação e o mercado profissional. Contribuir para a formação cultural do futuro profissional em lazer.

Conteúdo:
- Compreensões históricas do lazer
- Lazer: conceitos, concepçoes e valores
- Lazer e Educação: diálogos
- Interesses culturais do lazer
- Formação, atuação e mercado de trabalho
- Animação Cultural
- Espaçoes e equipamentos de lazer
- Projetos de lazer: intervenção e propostas

Então, acho que vai ser isso.
Em breve, começo a postar intao!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Bem, quando pensei em fazer um Blog, o meu objetivo era construí-lo para contar um pouco das minhas experiências, do que estou vivendo e do que vou viver, com vídeos, relatos e curiosidades...Mas, resolvi também falar um pouco sobre o processo de intercambio, pois para tomar minha decisão, visitei diversos sites e blogs sobre esse assunto, que foram de grande ajuda, e espero que o meu possa servir também!

Sempre tive muita vontade de viajar pra fazer intercambio, mas ainda nunca fui pra Europa, só viajei por aqui, na América latina.
Sempre viajei muito dentro do nosso país, algumas vezes a passeio, outras com a dança(na verdade, a maioria delas).

“Andei Por ai” : Interior de minas (Ouro Preto, Lavras Novas, Mariana, Diamantina, Juiz de Fora, Tiradentes,Uberlândia...),e outras regiões de Norte a Sul do País...

Intercambio- eu to indo pra que?

Antes de tudo, antes de tomar alguma decisão, é preciso saber qual o seu objetivo. Temos que nos perguntar: “eu to indo pra que? Passear? Aprender nova língua? Trabalhar e juntar grana?” Pois só depois de resolvido essa questão é que se pode ter um direcionamento maior, pois querendo ou não, é um investimento alto.
Depois disso, o importante é o planejamento... a Grana!
È necessário que se faça um bom planejamento financeiro, para que depois quando você já estiver no país de destino, você não passe dificuldades e tenha que vender o almoço pra compra a janta (putzz... essa é velha né!!!!)

Uma dica.... Pesquise Muitooooooooo..... não fique ”fadigado” em pesquisar! Pois um tempinho a mais de pesquisa pode fazer com que você economize um bom trocado!!!
Pesquise sobre os países em que você tem mais interesse, sobre a cultura, o povo, as escolas em que você pretende estudar, etc... Vá em diversas agencias e dê uma olhada em diferentes orçamentos.

Outra dica, é fazer o que estou fazendo... passar um “pente fino” em todas as possíveis pendências financeiras, pois assim pode-se evitar qualquer transtorno que possa vir a acontecer.

Por enquanto é só isso, assim que der, escrevo mais um pouco!

IMPORTANTE:

Acels - Lista de todas as escolas reconhecidas da Irlanda:
http://www.acels.ie/acelsschools.htm

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Oi, prazer...


Bem... Vamos começar!
Antes de tudo, queria dizer que estou fazendo esse blog para relatar um pouco da minha vida, do que vivi, do que estou vivendo e algumas apostas para o futuro.
Sendo assim, irei postar sempre que possivel, mostrando um pouco dos meus preparativos para minha viagem pra Dublin, das minhas viagens com a dança, e algo que porventura der na cabeça!!!